sábado, 2 de abril de 2016

"Viver Depois De Ti" Jojo Moyes



Título: Viver Depois De Ti
Autora: Jojo Moyes
Editora: Porto Editora

Já tinha ouvido falar vagamente neste livro e já sabia da obra desta autora, mas nunca me suscitou muito interesse até que certo dia no YouTube, eu pesquisava uma música do novo álbum da Sia chamada "Broken Glass" e descobri um vídeo dessa música feito com imagens do trailer do filme que adaptava o livro. Daí fui para o trailer propriamente dito e fiquei com vontade não só de ver o filme (que deve estrear em Junho) como de ler o livro. Felizmente que não estava abrangido pela lei do preço fixo e pude comprar na Note com abatimento no cartão Continente. 

Louisa Clark é uma jovem de 26 anos que sempre viveu numa pequena vila inglesa, numa existência sem grande história. Vive com os pais, o avô, a irmã mais nova (em relação à qual sempre se sentiu inferiorizada) e o filho desta e namora há vários anos com Patrick, numa relação que perdura mais por hábito do que por qualquer outra razão. Quando Lou perde o seu emprego, a situação económica da família complica-se porque o pai está na iminência de ser despedido e a irmã ganha muito pouco no seu trabalho e pretende continuar os estudos que interrompeu após a gravidez. Por fim, ela consegue emprego a cuidar de Will Traynor, um homem de 35 anos que ficou paralisado devido a um acidente. A princípio, Will revela-se um indivíduo amargo e intratável, mas aos poucos os dois vão se aproximando e criando um inesperado e forte laço. Mas será que esse sentimento que os une será suficiente contra um destino inevitável, já que não existem quaisquer esperanças de recuperação e com a situação de Will a piorar cada vez mais?

Para ir directo ao assunto, este é até agora o melhor livro que li em 2016. A escrita de Jojo Moyes é extremamente cativante e fluída e foi muito difícil deixar de ler. Os protagonistas estão muito bem construídos e consegue-se entender bem o ponto de vista e as motivações de cada um e as outras personagens secundárias estão também fantásticas, sobretudo o Nathan, o enfermeiro neo-zelandês que presta os cuidados médicos a Will, os pais de Will e o pai e a irmã da Lou. (Só não consegui gostar do Patrick nem por nada nem da mãe dela na recta final do livro). Embora a maioria dos capítulos sejam narrados pelo ponto de vista da Lou, alguns capítulos oferecem a perspectiva de outras personagens, o que ajuda a compreendê-las melhor. 

Mas o principal mérito de "Viver Depois De Ti" é a forma como aborda tantos temas impactantes, não só o principal (que não vou dizer porque é spoiler), mas também as diferentes dinâmicas familiares, o desemprego e as dificuldades na qualidade de vida dos deficientes motores, num mundo cheio de barreiras arquitectónicas e sociais, tudo isto com uma grande dose de humanidade, de forma comovente e tocante,  mas sem nunca cair num tom triste e depressivo, aliás fazendo surgir algum toque inesperado de humor aqui e ali. Recomendo vivamente este livro e que não esperem pela estreia do filme.    

         

Sem comentários:

Enviar um comentário