segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

"As Primeiras Luzes da Manhã" Fabio Volo


Título: As Primeiras Luzes da Manhã
Autor: Fabio Volo
Editora: Presença

Eis que a minha primeira resenha é sobre um livro de um autor que rapidamente se tornou um dos meus favoritos, o italiano Fabio Volo. É actualmente um dos escritores mais populares do seu país, e além da escrita, também é actor, DJ e radialista. Eu já li três livros de Fabio Volo, sendo que este, "As Primeiras Luzes da Manhã", foi o primeiro e fez-me querer ler mais obras dele.

Quanto à história: Elena é uma mulher à beira dos quarenta anos que se dá conta que é infeliz no seu casamento. Não que Paolo, o seu marido, lhe maltrate mas porque qualquer paixão que existisse entre ambos já há muito esmoreceu e ela ressente-se bastante disso, ao ponto das rotinas e comodismos do seu marido começarem a irritar-na profundamente. Mas o certo é que Elena sempre jogou pelo seguro, tomou os caminhos menos temerários e sente que nunca viveu verdadeiramente a vida.
O ponto de viragem dá-se quando Elena conhece um homem (cujo nome nunca é revelado) através do seu trabalho como executiva na área do marketing e entre ambos nasce uma atracção mútua. Intrigada pelos avanços desse homem cativante e misterioso, Elena entrega-se a uma relação cheia de sensualidade e emoção, onde ela realiza alguns dos seus desejos mais secretos e se liberta de várias frustrações que a atormentavam. Através dessa relação, Elena decide que tem de mudar a sua vida. Terá ela coragem para tal? Como confrontará o marido com o fim do casamento? E estará ela a confundir os sentimentos carnais que experimenta com o amante com algo mais do que isso? 
O livro alterna a narração de Elena entre o flashback e a actualidade, pois o leitor aos poucos vai-se apercebendo que a sua narrativa é em jeito de retrospectiva sobre o que se passou nessa fase da sua vida e passagens do seu diário na altura, onde descrevia as suas frustrações e descobertas.

Este foi um livro bastante envolvente que me prendeu logo às primeiras páginas. O que mais me impressionou na escrita do autor foi o seu profundo conhecimento sobre o universo feminino, ao ponto de às vezes até me custar um pouco a acreditar que tinha sido um homem a escrever isso, tal a forma credível como é descrito todo o turbilhão de emoções e sensações que a protagonista atravessa. Existe uma boa dose de sensualidade e erotismo, mas não de forma demasiado explícita ou gratuita e sempre com enorme sensibilidade.    
      
O único ponto negativo é ser tão centrado na personagem principal que fica-se a saber insuficientemente sobre as outras personagens. Como o livro é todo sobre o ponto de vista de Elena, tudo o que sabemos sobre as outras personagens é apenas através da sua perspectiva, que a própria por vezes admite que nem sempre era a mais lúcida, alterada pelas suas emoções. Por exemplo, será que Paolo seria assim tão chato e banana como ela o pintava na altura? E eu gostaria de ter sabido mais sobre a rebeldia do seu cunhado Simone, o que levou à semi-reclusão da sua melhor amiga Carla ou sobre o passado do amante e a sua auto-declarada incapacidade para relações sérias.

Mas fora isso, "As Primeiras Luzes da Manhã" é um livro a descobrir, bem como ao autor.


Sem comentários:

Enviar um comentário